Cicloturismo – esporte e turismo se misturam

4 de Dezembro, 2021

|

por: Patricia Maria

Costumo dizer que sobre rodas enxergo o mundo bem melhor, isso é fato, consigo apreciar a natureza, a região, dar bom dia para quem quer que seja pelas ruas, parar onde achar melhor, entrar numa local que seria impossível conhecer estando de carro, dentro outras situações corriqueiras.

Toda viagem requer um planejamento antecipado que vai desde escolher as rotas, tipos de transportes, datas, regiões para conhecer, companhias, etc…quando falamos de CICLOTURISMO, vale o mesmo ritual, lembrando que o que irá mudar será a forma de se locomover, será a bike!

Para se preparar para essa aventura basta escolher o roteiro, regular os equipamentos (bike e acessórios), caprichar no condicionamento físico, esse último item você irá precisar, muito!

Cicloturismo – esporte e turismo se misturam

Pensando nisso vou sugerir algumas ações que podem facilitar essa preparação, afinal, queremos chegar bem ao nosso destino, seja ele longo ou curto, você irá precisar de um tempo para fazer os ajustes necessários físicamente, importante para concretizar o roteiro.

· Primeira coisa a ser feita é verificar a bicicleta que será usada e quanto tempo você terá para realizar o trajeto escolhido, sua preparação física vai de encontro com essas informações;

· Quanto de peso irá levar? (acessórios, roupas, alimentação, hidratação, kit de ferramentas e outros);

· Iniciar um trabalho de fortalecimento muscular específico para giros longos;

· Aumentar seu volume de kms por semana, isso vai ajudar numa adaptação melhor;

· Levar alimentos de fácil manuseio (sementes, frutas secas, carboidratos em gel, comida desidrata e várias outras opções);

· Documentos, carteira de vacinação e notas ficais de equipamentos.

Existem vários tipos de viajantes, defina seu perfil, escolha seu destina e boa cicloviagem.