|
por: Patricia Maria
Esta postagem apresenta o relatório do Perfil do Ciclista na cidade de Mogi das Cruzes e os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro.
NA IMAGEM: RELATÓRIO DO PERFIL DO CICLISTA NA CIDADE DE MOGI DAS CRUZES
A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, e contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro e dezembro de 2021 mais de 180 pesquisadores para realizar 10.767 entrevistas.
Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, a sua concretização só foi possível através da participação e engajamento de todos os envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva e voluntária.
Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta no cenário de várias cidades brasileiras. Nesta edição adicionamos duas perguntas sobre a pandemia de Covid-19, que atinge as cidades brasileiras desde março de 2020.
Com essas perguntas buscamos entender como a pandemia impactou a rotina de deslocamento por bicicleta nas localidades pesquisadas.
Os dados coletados e analisados nesta pesquisa fornecem subsídios para que gestores públicos, urbanistas e todos os envolvidos com o tema, formulem uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário.
Muitos são os desafios, entretanto, acreditamos que é possível transformar as cidades brasileiras em ambientes convidativos aos ciclistas, onde todos e todas possam usar a bicicleta nos seus deslocamentos diários com segurança e conforto.